Sons & Rascunhos 25 de Abril Ecos de um passado A Força das palavras
O Egipto O Mundo Romano Mythos Spookycat
»»» Não faça da sua vida um rascunho pois pode não dar tempo de passar a limpo ««« »»» O Rascunhos atingiu as 248 mil visitas... Obrigado aos amigos e a todos os visitantes «««


sexta-feira, 9 de maio de 2008

 

Evidências



Azulejo com um século, na Escola Primária de Verdemilho, Aveiro



Muito se tem falado sobre a violência e a indisciplina nas escolas portuguesas.

É um tema que está como todos sabemos na ordem do dia e que tem merecido (por quanto tempo?) a atenção dos media e até das mais altas figuras do Estado.

As nossas escolas estão transformadas em locais onde os alunos aprendem sobre armas de fogo ( ou qualquer tipo de armas) e sobre a vivência em grupos marginais - entregues a uma socialização de gang - fazendo letra morta tudo o que seja aprendizagem que vizem um crescimento da personalidade saudável e equilibrado.

As causas são inúmeras e complexas, mas é possível determinar, recorrendo ao mais básico do senso comum, algumas razões para que a Escola seja actualmente um conceito vazio para a maioria dos nossos adolescentes e crianças. É claro que poderemos sempre advogar as boas práticas, os bons exemplos, os casos de sucesso de algumas instituições que, por esse país fora, realizam um trabalho meritório. E não serão poucas as escolas que, em contextos da mais profunda degradação social, têm substituído os pais, aqueles que, em primeira instância, são os responsáveis pela educação dos jovens.

Esta evidência - até pelo facto de ser uma evidência - não deveria, contudo, corresponder à mais absurda das realidades, a saber que no nosso país se formalizou a ideia de que é a escola em geral, e os professores em particular, que deve educar e formar as gerações.

No fundo... acabamos por ser uma sociedade amorfa e apática, em que predomina a ignorância e a violência. E estes são exemplos que os jovens fazem questão em seguir.

Muito ainda há para falar sobre este assunto. Mas isso fica para outro dia.

:: * 9th synfony * Bethoven * ::


.: Comentários Antigos :.

persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


sexta-feira, maio 09, 2008