Sons & Rascunhos 25 de Abril Ecos de um passado A Força das palavras
O Egipto O Mundo Romano Mythos Spookycat
»»» Não faça da sua vida um rascunho pois pode não dar tempo de passar a limpo ««« »»» O Rascunhos atingiu as 248 mil visitas... Obrigado aos amigos e a todos os visitantes «««


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

 

Corrupção

" O abuso de poder público para benefício privado"





Trata-se de um comportamento que é, aparentemente, inerente ao ser humano: se pudermos enganar para deter alguma vantagem, enganamos.
Na própria Bíblia, surgem casos como o de Dalila, a mulher que revelou aos filisteus o segredo da força do marido, Sansão, em troca de dinheiro.
Num texto assírio de 2800 a.C., já se podia ler que " nos últimos tempos, a nossa terra começou a degenerar, os subornos e a corrupção são habituais, os filhos não obedecem aos pais e o fim do mundo aproxima-se inevitavelmente".
Em Roma, abundavam as práticas desonestas, sobretudo na época republicana. Citam-se os casos de Caio Verres, que governou a Sicília saqueando e roubando até acumular 400 milhões de sestércios, a de Júlio César, considerado o maior mafioso de sempre.
Embora estes abusos fossem punidos, por vezes, apenas se aplicavam sanções monetárias insignificantes. Em contrapartida, na Idade Média, os subornos a juízes chegavam a ser castigados com a pena de morte.

Estes comportamentos estão associados ao poder, pois são as pessoas que o detêm que é preciso corromper a fim de agirem a favor de interesses privados. Cada época possui um conceito diferente de corrupção: actualmente, surge associado aos grandes negócios e à política mas no início da Idade Moderna era relacionado com o Papado e o seu nepotismo.

Por cá, muitos têm consciência que Portugal está cada vez mais corrupto.

Segundo o Índice de Percepção de Corrupção, Portugal ocupa o 32º lugar do ranking a nível global e o 19º lugar a nível europeu.

A dinamarca, a Suécia e a Nova Zelândia são as três nações mais "limpas" enquanto a vizinha Espanha ocupa o 28º lugar.

O aumento da percepção do problema da corrupção em Portugal poderá estar relacionado com as investigações que envolveram figuras destacadas do futebol, para além de casos mediatizados que implicam o poder autárquico, como aconteceu com os presidentes das câmaras municipais de Felgueiras e de Oeiras.



Porém, o facto de as fraudes serem denunciadas nem sempre significa que a sua percepção social seja de rejeição.

Em Portugal, diversos autarcas acusados de crimes relacionados com abuso de poder, participação económica em negócio ou desvio de fundos, entre outros, foram reeleitos democraticamente em actos eleitorais, e preparam-se para se reapresentarem nas urnas, crentes de que os crimes de que os acusam não chegam para afastar os seus apoiantes.

persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


quinta-feira, janeiro 29, 2009

Comentários:


alternative dating site http://loveepicentre.com/ is eva marcille dating anyone
naughty local dating essex [url=http://loveepicentre.com/map/]latin dating personals[/url] online dating for aurora
sex dating personal [url=http://loveepicentre.com]nude pics dating[/url] a concise dating e-mail [url=http://loveepicentre.com/user/Shlok/]Shlok[/url] msn bbw dating site

 

º°¨¨°º©©º°¨¨¨¨°º©©º°¨¨¨¨°º©©º°¨¨¨¨°º©©º°¨¨¨¨°º©©º°¨¨¨¨°º©©º°¨¨°º

Enviar um comentário



<< Home