Sons & Rascunhos 25 de Abril Ecos de um passado A Força das palavras
O Egipto O Mundo Romano Mythos Spookycat
»»» Não faça da sua vida um rascunho pois pode não dar tempo de passar a limpo ««« »»» O Rascunhos atingiu as 248 mil visitas... Obrigado aos amigos e a todos os visitantes «««


quinta-feira, 15 de maio de 2008

 

Uma sociedade apática



Não será por acaso que a juventude tem sido sempre o espelho das sociedades. Hoje, os jovens são apáticos, amorfos, ignorantes, inconscientes, violentos? Não admira. É amorfa e apática a nossa sociedade; é ignorante a comunidade em que vivemos; são inconscientes as acções que se tomam (falta-nos o bom senso) e é violenta a sociedade de imagem em que vegetamos.

Repercutindo todas estas causas, o caso "Carolina Michalis" é deplorável, mas não espanta ninguém. Mas é deplorável porque é deplorável o estado mental que Portugal atingiu nas últimas décadas.

Apesar da educação, os portugueses têm falhado no seu processo histórico. Ignoram os pais o respeito que o professor merece, não só porque é o professor quem pode, verdadeiramente, potenciar as faculdades mentais dos alunos, mas quanto mais não seja porque é ao professor que os pais recorrem quando mais nada parece resultar quando os seus filhos se perdem.

A crise na nossa educação é o reflexo ainda da inoperância ministerial, da insensatez com que ministros e secretários de estado projectam os estudos num país pouco sabedor, fazendo de gerações e gerações de estudantes cobaias das mais fabulosas experiências pedagógicas.

Os sucessivos governos entendem que são os sociólogos da educação e as ciências desse ramo os detentores duma fórmula mágica, muitas vezes completamente desfazada da realidade educativa, com profissionais fechados nos seus gabinetes de especialistas, sem jamais terem pisado uma escola ou conversado, sem complexos, com os nossos adolescentes.

:: * Fausto * Pro que der e vier* ::

.: Comentários Antigos :.

persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


quinta-feira, maio 15, 2008