Sons & Rascunhos 25 de Abril Ecos de um passado A Força das palavras
O Egipto O Mundo Romano Mythos Spookycat
»»» Não faça da sua vida um rascunho pois pode não dar tempo de passar a limpo ««« »»» O Rascunhos atingiu as 248 mil visitas... Obrigado aos amigos e a todos os visitantes «««


segunda-feira, 23 de abril de 2007

 

Cantiga para os que partem...




Em memória de um soldado
:: * António Bernardino, 1970 * ::



Hoje, dia 23 de Abril, data da criação oficial do tenebroso Campo de Concentração do Tarrafal (Campo da Morte Lenta), em 1936, lembrei-me das palavras de João Faria Borda, em 1978.


«Falar do Tarrafal ou de outras prisões fascistas não deve ser uma simples evocação daquilo que por lá passámos. Ao falar do Tarrafal e das outras prisões importa, em primeiro lugar, saber que elas existiram porque existiu o fascismo. Elas são uma consequência directa do regime de terror que durante 48 anos massacrou o nosso povo e colocou o nosso país na cauda das nações civilizadas.»
«Eu e todos os ex-presos do Tarrafal sentimos profunda indignação quando deparamos com a data gloriosa do 25 de Abril a sofrer os maiores insultos.»

Estas palavras são de João Faria Borda (já falecido), um homem que passou dezasseis anos e três meses no Campo de Concentração do Tarrafal.



Etiquetas:

persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


segunda-feira, abril 23, 2007