Sons & Rascunhos 25 de Abril Ecos de um passado A Força das palavras
O Egipto O Mundo Romano Mythos Spookycat
»»» Não faça da sua vida um rascunho pois pode não dar tempo de passar a limpo ««« »»» O Rascunhos atingiu as 248 mil visitas... Obrigado aos amigos e a todos os visitantes «««


quinta-feira, 28 de maio de 2009

 

Quem dá aos pobres...




De uns tempos para cá, muitos são os que associam as bençãos de Deus à vida de prosperidade financeira.

Afinal, são os pobres "amaldiçoados" ou "desabençoados"?

Ou são eles como ferrões a magoar a consciência dos abençoados de modo que, o incómodo que causam, leva os homens a despachá-los com rapidez e a pensar o quanto seria bom acabar de vez com eles, ou, mais, politicamente correcto, com a pobreza?
Se é como diz o ditado:" Quem dá aos pobres, a Deus empresta", ajudá-los é um investimento seguro. Ainda mais quando se sabe que haverá retorno, conforme a Bíblia diz:" Quem se compadece do pobre, ao Senhor empresta, e este paga o seu benefício" (Provérbios 19:17).

Mais inteligente é, portanto, deixar que os pobres continuem pobres a fim de assegurar a perenidade do investimento. Saiba-se, contudo, que retardar o socorro ao necessitado pode ser perigoso, porque está escrito:" O que tapa os ouvidos ao clamor do pobre também chamará e não será ouvido" (Provérbios 21:13).

Tremo só de pensar no destino que traçam para si mesmos aqueles que se escusam em ajudar sob o pretexto de não quererem contribuir para o aumento da pobreza.
Ninguém que pense desse jeito alguma vez se colocou no lugar do outro. Essa é uma das injustiças praticadas pelo Sistema que estigmatiza a pobreza imputando-lhe marginalidade. Eles deviam saber (ou sabem?) que injectar grandes somas de dinheiro em Mega Empresas que estão à beira da falência é uma forma de sustentar o Sistema, e assim contribuir para que os pobres continuem existindo e trabalhando para patrões que não suportariam empobrecer. Uma espécie de "simbiose", maneira ténue de denominar a exploração aos excluídos.

Se bem que, há aqueles que preferem pedir a trabalhar, ou que fazem da pobreza... profissão.



persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


quinta-feira, maio 28, 2009 

5 comments